Cirurgia para Correção de Cicatrizes em Sinop

Cirurgia para Correção de Cicatrizes em Sinop

A cicatrização é um processo natural de reparação dos tecidos, através da produção de colágeno.

Sabemos que a cicatriz deixada após uma cirurgia estética ou reparadora é motivo de preocupação dos pacientes, uma vez que trata-se de algo definitivo. Para ajudar a resolver casos onde a cicatriz deixada vira motivo de desconforto, vergonha ou constrangimento, existe a cirurgia plástica reparadora de cicatriz.

Esse procedimento busca alcançar melhores resultados estéticos, visando a correção de defeitos tornando-a menos inestética.

Algumas regiões corporais apresentam maior chance de desenvolver alterações cicatriciais: costas, ombros, região anterior do tórax, lóbulos de orelhas. Cicatrizes de maior extensão e mais profundas, que tenham tido considerável perda de substância, também costumam apresentar maior risco de apresentar alterações inestéticas.

Cor da pele, raça, formato da cicatriz, técnica cirúrgica, cuidados pós-cirurgia e idade do paciente são algumas das variantes que devem ser observadas quanto ao resultado final.

Como é o tratamento

A correção de cicatriz objetiva a redução da cicatriz, independente de sua origem, buscando resultados estéticos mais próximos ao desejo e bem-estar do(a) paciente.

Existem diversas opções de tratamento para a correção de cicatrizes, dependendo do local, tamanho e origem da mesma. Entre eles podemos citar:

  • Cirurgias minimamente invasivas.
  • Tratamentos tópicos.
  • Revisão cirúrgica utilizando-se técnicas especiais para melhorar o resultado final.

O tipo da cicatriz determina a técnica adequada que o cirurgião irá eleger, para que se possa remover ou atenuar o problema.

Indicações

A correção cicatricial, está indicada para pacientes de qualquer idade, que:

  • Apresentem cicatriz hipertrófica.
  • Possuam queloides causados por excesso de colágeno na cicatriz.
  • Sintam incomodo devido a cicatriz inestética em qualquer região do corpo.
  • Não tabagistas. O cigarro não combina com cirurgia plástica.

Há contraindicação em casos de pacientes com dificuldade de cicatrização, infecção ativa na região a ser tratada, pacientes que fazem uso crônico de corticoides ou possuem patologias do tecido conjuntivo.

Tipo de Anestesia

Esta cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou anestesia local e sedação.

Pós operatório

O período após o procedimento costuma ser tranquilo e sem intercorrências. Durante toda a recuperação deve-se acompanhar com seu cirurgião plástico para monitorar e orientar cuidados pós-operatórios. Além disso, mesmo após a cirurgia pode ser preciso usar pomadas, cremes ou mesmo compressão local, de acordo com a orientação do especialista.

Resultados

Resultados definitivos devem ser aguardados por mais tempo, porém com 2 a 3 meses já se observa grande melhora.

O procedimento obtém um abrandamento da cicatriz de modo que se torne mais uniforme. Porém mesmo com o fato da correção proporcionar um resultado esteticamente mais agradável, a mesma não pode ser apagada por completo.

O resultado do procedimento depende de diversos fatores: tamanho e origem da cicatriz, a idade do paciente, o tipo e a cor da pele.

Se você tem cicatrizes que o(a) incomodam e deseja amenizá-las, agende uma consulta na Thompson Sinop.

 

WhatsApp
Call Now Button