Cirurgia Reparadora de Mamas Axilares em Sinop

Cirurgia Reparadora de Mamas Axilares em Sinop

O que são Mamas Axilares

Chama-se de mama axilar ou mama acessória toda estrutura mamária localizada fora das mamas. Seu aparecimento deve-se a uma falha na regressão do tecido mamário existente no
período embrionário.

Mamas acessórias podem se localizar próximas aos seios, na linha mamária, na região hemi clavicular, na parte frontal do tronco, desde as axilas e até próximas ao umbigo. Porém, é mais comum que estejam localizadas na região axilar.

Costuma apresentar desconforto durante o período menstrual, quando aumenta a sensibilidade e pode surgir dores na região. Em gestantes, mamas axilares ou acessórias, em muitos casos, podem trazer sérios problemas, pois produzirão leite materno que não terá por onde sair e irá empedrar. As mamas axilares podem ocorrer em ambos os sexos, uni ou bilateralmente, sendo recomendada a retirada cirúrgica de toda a estrutura, com o objetivo de acabar com os desconfortos gerados.

O diagnostico de mamas auxiliares é feito através de exames físicos e clínicos, sendo o a retirada cirúrgica, o único tratamento capaz de pôr fim aos incômodos. Em alguns casos, o  cirurgião recomenda associação de lipoaspiração ao procedimento, para se obter melhores resultados.

Dr. Ricardo Thompson, cirurgião plástico da clínica Thompson Sinop explica que mamas axilares e acessórias também apresentam risco de câncer de mama.

Como é a Cirurgia de Mamas Axilares

Após o paciente estar preparado (anestesiado), o cirurgião irá fazer uma pequena incisão (corte) na prega axilar, para promover a retirada do tecido mamário (mastectomia). A cicatriz é quase imperceptível uma vez que fica escondida nas axilas.

Indicações da Cirurgia de Mamas Axilares

A retirada de mama axilar ou acessória está indicada para os pacientes que:

  • Receberam diagnóstico da presença de mama axilar ou acessória, e que sentem desconforto (dores, hipersensibilidade) nessa região.
  • Não apresentam sintomas na região, mas desejam realizar a retirada por motivos estéticos.
  • Sentem-se constrangidos pelo volume causado pela presença de mama axilar.
  • Apresentam baixa autoestima devido à presença dessa estrutura.
  • Apresentam aumento dessa estrutura após gestação e amamentação.

Tipo de Anestesia

O tipo de anestesia utilizado para retirada de mamas acessórias costuma ser local com sedação. Porém, cada caso deve ser analisado, pois cada paciente reage de forma individualizada.

Pós Operatório

O pós-operatório de retirada de mama axilar não costuma ser muito doloroso, sendo que as dores são sempre amenizadas com analgésicos e antibióticos prescritos pelo cirurgião. Jamais utilize medicamentos no período pós-cirúrgico, sem a indicação de seu médico. Entre os principais cuidados que devem ser observados durante o período pós-operatório, estão:

  • Não realizar movimentos com os braços, a fim de reforçar a cicatrização.
  • Dormir de bruços, pelo período recomendado pelo cirurgião.
  • O retorno as atividades diárias será de forma gradativa e de acordo com sua recuperação e instruções do cirurgião.
  • Deve-se evitar exercícios com os braços, em torno de 60 dias.

Fique tranquila, na Thompson Cirurgia Plástica e Dermatologia, você receberá instruções especiais sobre cuidados no pós-operatório, bem como todo o acompanhamento necessário para ter uma boa recuperação!

Resultados

Dr. Ricardo Thompson explica que após um período de recuperação, é possível notar que a cicatriz passa a ser cada dia menos perceptível, dores e desconfortos tendem a desaparecer, tornando a vida da paciente mais tranquila e livre de incômodos gerados pela presença das mamas axilares ou acessórias.

WhatsApp
Call Now Button