Artigos e matérias

Blog

Psoríase: O que é, tipos e tratamento

A psoríase é uma lesão de pele crônica no qual os linfócitos T, responsáveis pela defesa do organismo, liberam substâncias inflamatórias na pele, ocasionando o surgimento de manchas e crostas vermelhas na pele.

Em 30% dos casos, a psoríase acontece por questões genéticas, e a doença não é contagiosa, podendo ser adquirida também por fatores como estresse, efeitos de medicamentos, excesso no consumo de álcool e exposição ao frio.

 

Tipos de psioríase

A psoríase pode ser dividida em vários tipos, de acordo com a sua forma e a sua localização, sendo as principais:

  • Vulgar: Lesões avermelhadas, com escamas secas e aderentes de cor prata ou cinza, localizadas no couro cabeludo, joelhos e/ou cotovelos;
  • Invertida: Manchas úmidas, geralmente localizadas em couro cabeludo, joelho e/ou cotovelos;
  • Gutata: Geralmente relacionadas à infecções, a psoríase gutata causa a formação de pequenas lesões, geralmente surgindo em tronco, braços e coxas;
  • Eritrodérmica: Generalizadas, essa psoríase causa lesões em, pelo menos, 75% do corpo;
  • Ungueal: Localizadas, principalmente, nas unhas das mãos, a psoríase ungueal causa depressões puntiformes ou manchas amareladas na região;
  • Artropática: Nesta lesão, há um comprometimento com as articulações, surgindo com dores nos dedos de mãos e pés ou em grandes articulações, como o joelho;
  • Postulosa: Caracterizada pela lesão com pus, podendo ser localizada, em pés e mãos, ou pelo corpo todo;
  • Palmo-plantar: Fissuras em palmas das mãos e nas solas dos pés.

 

Tratamento para a Psoríase

A psoríase é uma doença que não tem cura e que não há prevenção, porém, é possível o tratamento para controle da condição, diminuindo e até retirando as marcas da pele, desde que com um cuidado constante.

A maioria dos casos está relacionada aos casos mais leves e moderados da doença, podendo ser controlados por meio de medicação local, exposição ao sol, hidratação da pele e/ou pomadas.

Em casos mais graves, no qual os outros tratamentos não foram eficazes para controlar a condição, é possível o uso de medicamento oral para controle da condição.

Vale lembrar que, justamente por ser uma condição que não tem cura, é importante ir ao dermatologista caso as manchas desapareçam, pois o tratamento constante evita a volta dessas lesões.

 

Onde tratar a Psoríase em Sinop

Em Sinop, o tratamento para a psoríase pode ser realizada na Thompson Sinop, clínica de cirurgia plástica e dermatologia com profissionais altamente qualificados para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças relacionadas a pele.

Entre em contato com a gente e marque um horário

Deixe um comentário

WhatsApp
Call Now Button