Cirurgia para Reconstrução de Mamas em Sinop

Cirurgia para Reconstrução de Mamas em Sinop

O que é a Reconstrução Mamária

Trata-se de cirurgia plástica de caráter reparador, onde se busca reconstruir a mama após a retirada em decorrência do tratamento contra o câncer.

Após passar por um tratamento de câncer de mama, onde tenha sido necessária a realização de uma mastectomia – cirurgia para a retirada total ou parcial da mama, a maioria das pacientes tem indicação para a reconstrução.

A reconstrução da mama surge como um modo de devolver a mulher o símbolo de feminilidade que são seus seios. Desta forma, ainda que não se consiga chegar em um padrão perfeito, é possível chegar em um resultado bastante satisfatório, devolvendo à mulher sua autoestima que invariavelmente pode ser afetada psicológica e emocionalmente.

A decisão pela realização do procedimento precisa ser discutida com o médico, que irá analisar o método apropriado para cada paciente.

Técnicas de Reconstrução

As principais técnicas de reconstrução mamária são, o implante de prótese de silicone, o uso de expansor cutâneo e transferência de retalhos de pele. As técnicas para reconstrução são variadas, e de acordo com a forma, o tamanho e a localização da retirada do tecido, o cirurgião escolherá a mais adequada.

Implantes de silicone geralmente são indicados nos casos em que não houve grande comprometimento da quantidade de pele e também em casos em que a paciente não possui tecido suficiente para reconstruir a mama. Existem atualmente diversos formatos, textura e projeção de próteses, de modo a atender cada biótipo.

Já a expansão cutânea baseia-se na inserção de uma espécie de prótese vazia sob a pele que gradualmente é preenchida com soro fisiológico, até atingir o tamanho desejado. Depois realiza-se nova intervenção para remoção do expansor e implantação da prótese definitiva, ou em alguns casos já se usam expansores definitivos.

A transferência de retalhos de pele realiza a remoção de tecido de uma outra região do corpo para reconstrução mamária.

Todas essas técnicas podem ser realizadas em caráter imediato ou tardio.

Chamamos de imediata a cirurgia realizada junto com a mastectomia, fazendo com que a paciente passe por apenas um pós-operatório, sem ter que enfrentar a falta da mama, que costuma ser bastante traumático.

Chamamos de reconstrução tardia, aquela em que a paciente não apresenta condições clínicas para se submeter ao procedimento junto com a mastectomia, ou prefere tomar essa decisão depois de finalizado o processo de tratamento da patologia.

Assim, cada caso precisa ser analisado individualmente, para que se escolha a melhor opção de reconstrução e o melhor momento.

Indicações

Mulheres que se submeteram ou irão se submeter a uma mastectomia, desde que tenham o aval do mastologista.

Pacientes que tenham sido submetidas à retirada parcial ou total das mamas em decorrência de patologia, desde que tenham o aval do mastologista.

Tipo de Anestesia

A escolha do tipo de anestesia dependerá das condições clínicas da paciente, características individuais e avaliação do anestesista. Geralmente é utilizada a anestesia geral.

Pós operatório – Processo Evolutivo

Como todo procedimento cirúrgico, a reconstrução de mamas requer cuidados que refletirão no resultado final da cirurgia. Durante o período pós-operatório, a paciente poderá sentir algum desconforto, que será controlado por medicação prescrita pelo médico. Jamais deve-se utilizar medicação não orientada pelo médico-cirurgião.

É de extrema importância que a paciente siga todas as instruções que serão passadas pelo médico e por sua equipe. As principais orientações do pós-operatório, incluem:

  • O inchaço local na mama reconstruída poderá permanecer por cerca de uma semana a 10 dias.
  • A dor costuma ser leve e pode ser controlada com a medicação prescrita pelo médico.
  • Pode haver a necessidade de se usar um dreno, para impedir o acumulo de secreções.
  • É importante evitar elevar os cotovelos e realizar esforço física por no mínimo 3 semanas, ou conforme a orientação recebida no momento da alta hospitalar.
  • Normalmente não há necessidade de retirar pontos quando são utilizados fios absorvíveis.
  • Pode ser necessária a utilização de um sutiã pós-operatório para dar sustentação e segurança.
  • Evitar ambientes quentes e exposição solar.
  • Não dirigir ou carregar peso até liberação médica.
  • Retornar às consultas agendadas.
  • Informar o cirurgião caso haja alterações não esperadas.
  • Tire suas dúvidas somente com o seu médico. Ele saberá lhe ajudar!

Resultados Esperados

Resultados pós reconstrução de mama costumam ser bastante satisfatórios, uma vez que abrandam o impacto físico e psicológico pelo qual a paciente é submetida durante o tratamento do câncer. As cicatrizes dependem basicamente da cirurgia de mastectomia, ou seja, permanecerão marcas cicatriciais dependendo da extensão da retirada de tecido realizada. Mamas reconstruídas jamais serão iguais às mamas que precisaram ser retiradas, porém costumam trazer uma sensação de conforto para mulheres que tiveram que se submeter a uma retirada parcial ou total das mamas.

Poder colocar uma roupa que gosta, sem o constrangimento da falta de um ou ambos os seios, realizar suas tarefas e compromissos de mãe, esposa, profissional. Retomar suas atividades depois de um longo período de luta, seguido de vitória é sem dúvida alguma de extrema importância para a paciente guerreira que conseguiu vencer a patologia.

A reconstrução mamária é um procedimento que está a disposição da mulher, para que se sinta bem consigo mesma, para que recupere sua autoestima e viva melhor. Se você deseja saber mais sobre Reconstrução de Mamas, entre em contato com a Thompson Cirurgia Plástica e Dermatologia.

WhatsApp
Call Now Button