Artigos e matérias

Blog

Câncer de Pele – Tipos, Causas e Tratamento

O CÂNCER DE PELE É O MAIS FREQUENTE DO BRASIL

Câncer de pele responde por 30% dos diagnósticos de câncer no Brasil
A pele é nosso maior órgão e corresponde em média a 15% de nosso peso, embora as pessoas percebam mais a parte estética da pele, o órgão é fundamental para nossa saúde, pois oferece proteção, regula a temperatura, permite o controle do fluxo sanguíneo e funções sensoriais (calor, frio, tato, pressão e dor).
Uma das doenças mais severas que pode atingir o órgão é o CÂNCER DE PELE, responsável por 30% dos casos de tumores diagnosticados no Brasil. A doença é caracterizada pelo crescimento anormal de células que compõem a pele, formando camadas e, dependendo de quais células são afetadas, são definidos os tipos de câncer de pele.

Câncer de Pele tipo CARCINOMA BASOCELULAR

Este tipo de câncer de pele é o mais comum e costuma aparecer em pessoas com mais de 40 anos de idade, com pele clara e que se submetem a exposição solar sem proteção, sua presença na maior parte dos casos acontece na face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, dorso e ombros.
O Carcinoma basocelular tem baixa letalidade e pode ser curado quando diagnosticado, geralmente o tratamento consiste na remoção do tecido afetado. Este tipo tumor não costuma se alastrar para outras partes do corpo (gerar metástases), sendo menos letal do que outros tipos de câncer.
SINTOMAS
O primeiro sinal costuma ser o aparecimento de uma pápula com a mesma cor da pele (que pode ser confundida com uma pinta) ou como uma “ferida” de difícil cicatrização, tem crescimento lento, apresentando sangramento e formação de crostas.
O tratamento geralmente é cirúrgico e consiste na remoção definitiva do tecido afetado, quanto antes ocorrer melhor o processo de cicatrização da região e menor o tamanho da lesão.
FATORES DE RISCO:
• Pele e olhos claros
• Exposição ao sol constante e sem proteção
• Casos anteriores na família
• Homens apresentam a maior parte dos casos, mas a doença tem crescido entre as mulheres

Câncer de Pele tipo CARCINOMA ESPINOCELULAR

O segundo tipo de câncer de pele mais frequente

Segundo pesquisas esse tipo de câncer representa 20% dos casos da doença no Brasil.
O CARCINOMA ESPINOCELULAR afeta as células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele, pode surgir em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc. Na maioria das vezes seu aparecimento está relacionado à exposição solar
Este tipo de câncer de pele tem coloração avermelhada e se apresenta na forma de machucados ou feridas espessas e descamativas, que não cicatrizam e sangram ocasionalmente. Eles podem ter aparência similar à das verrugas.
O tratamento é cirúrgico e pode usar técnicas variadas de acordo com o caso clínico.
Procure o seu dermatologista para realizar um exame periódico da sua pele. Cuide-se !!

Câncer de Pele tipo MELANOMA, o mais agressivo

Nos últimos anos os casos de câncer de pele tem crescido na população devido a vários fatores como: pré-disposição genética, envelhecimento, exposição solar sem proteção, tabagismo, entre outros.
O Melanoma é câncer de pele com menor frequência em números de casos, porém, muito mais agressivo que os outros, podendo ser mortal. No entanto, quando diagnosticado precocemente as chances de cura chegam a 90%.
O melanoma tem origem nos melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. Normalmente, surge nas áreas do corpo mais expostas à radiação solar, nas pernas em mulheres e no tronco dos homens. A ocorrência é semelhante em ambos os sexos no pescoço e rosto.
Possui aparência de uma pinta, ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos.
A Hereditariedade é um fator importante que deve ser observado, quando já existem casos na família, é importante realizar acompanhamento médico para o diagnóstico precoce.
O tratamento do MELANOMA depende do seu estágio que pode variar da excisão completa do tecido lesionado até tratamentos com radioterapia e quimioterapia, este tipo de câncer pode afetar outros órgãos, levando a consequências muito graves.

Manchas duvidosas na pele? Procure um dermatologista!

Procure o seu dermatologista para realizar um exame periódico da sua pele. Cuide-se !!
Para maiores informações, agende sua consulta:
Telefone: (66) 3015-2701
WhatsApp: (66) 9 9664-2701

Deixe um comentário

WhatsApp
Call Now Button