Artigos e matérias

Blog

Dezembro Laranja – Câncer de Pele

O 🧡DEZEMBRO LARANJA🧡 é uma campanha promovida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para conscientizar e combater o câncer de pele.

O tema deste ano é 🌞 “SE EXPONHA, MAS NÃO SE QUEIME”! 🌞

👉 Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil, sendo responsável por quase 30% de todos os casos.

🌞 A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está relacionada com a exposição excessiva ao Sol.

A prevenção deste tipo de câncer se dá reduzindo a exposição solar e aumentando o uso de proteção, como óculos escuros, protetores solares e roupas de manga comprida.

Outro fator importante é que os efeitos dos raios solares são cumulativos, então é preciso prevenir sempre, e respeitar os horários mais indicados como antes das 10 horas e após as 15 horas.

Existem 3 tipos de câncer de pele:

➡ O carcinoma basocelular, mais frequente e com alto percentual de cura;

➡ O carcinoma espinocelular, de incidência média, mais agressivo nas mucosas, sobretudo boca e garganta, na pele nem sempre é agressivo, mas pode gerar metástases;

➡ O melanoma, o tipo de maior grave e de tratamento mais difícil, porém, é o mais raro.

Quando diagnosticados no início todos os três tipos de câncer de pele tem possibilidade de tratamento e cura.

Portanto, ao notar manchas na pele, lesões irregulares, feridas que não cicatrizam, é importante procurar uma dermatologista de sua confiança.

Deixe um comentário

WhatsApp
Call Now Button