Artigos e matérias

Blog

Doenças de pele mais comuns

 

Os surgimentos de alterações na pele podem significar uma série de condições, sendo por causa de fatores genéticos, hormonais ou exposição à alguma substância.

Entre os problemas relacionados a pele mais comuns, estão:

 

Melasma

Mais comum na região da face, podendo acontecer também em braços, pescoço e no colo, o Melasma se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras ou acastanhadas na pele.

Essa condição é mais frequente em mulheres, mas também pode acontecer em homens, sendo associadas a fatores como alta exposição à radiação solar, uso de anticoncepcionais, gravidez e alterações hormonais.

O seu tratamento pode ser realizado através do uso de lasers e cremes, a depender da especificidade de cada pele, sendo que os cuidados com os raios solares devem ser redobrados durante o período de tratamento.

 

Eczema

A Eczema é uma irritação na pele, que pode ser ocasionada por uma série de lesões cutâneas e ser aguda, subaguda ou crônica.

Na fase aguda, há o aparecimento de pequenas bolhas de água na pele, ao passo que na subaguda essas bolhas se rompem, havendo o vazamento de um líquido claro.

Já na fase crônica, o paciente pode também apresentar a formação de crostas e de secreções secas, sendo que esses sintomas nem sempre aparecem simultaneamente.

O Eczema não possui cura, porém as crises ao longo do tempo podem ser menores através de um tratamento adequado, a combinar com o dermatologista.

 

Dermatite de contato

Quando algum objeto ou substância que seja atípico ao corpo entra em contato com a pele, há uma reação na pele através da dermatite de contato

Ela pode ser de dois tipos, sendo a primeira a irritativa, quando a substância gera uma irritação por ação direta, gerando mais dores e irritação do que coceira, propriamente dita.

Já na alérgica, o sistema imunológico é desencadeado através do contato com a pele, gerando uma erupção vermelha e, se for muito grave, podem aparecer bolhas pelo corpo.

Não há como a pele ter imunidade à essas substâncias, por isso, o que pode ser feito é reconhecer o que pode causar a reação, bem como se prevenir delas.

 

Dermatite atópica

De origem genética, a dermatite atópica é uma doença crônica que provoca pele seca e o aparecimento de erupções e crostas na pele, fazendo com que haja irritações e coceiras no local.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento desta condição, como alergias, contato com materiais irritantes, substâncias contidas em certos produtos de higiene e limpeza, mudanças climáticas, estresse, roupas de lã ou tecido sintético e ingestão de certos tipos de alimentos.

Por ser uma genética e crônica, não é possível o tratamento da condição por inteira, mas é possível realizar uma série de cuidados para evitar a sua progressão e, assim, controlá-la.

 

Psoríase

A Psoríase é uma condição no qual a pele tem lesões avermelhadas, tendo a sua incidência em partes do corpo como cotovelo, joelho e couro cabeludo, geralmente aparecendo na forma de placas.

Em cerca de 30% dos casos, esta condição acontece devido à questões genéticas, mas outros motivos a ocasionam, como estresse, frio, fatores psicológicos, efeito de medicamentos e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

A Psoríase não tem cura, sendo possível um tratamento para evitar a reincidência dos sintomas.

Deixe um comentário

WhatsApp
Call Now Button