Artigos e matérias

Blog

Correção de Cicatrizes: Contraturas, Cicatrizes Hipertróficas e Queloides

A cicatriz é uma marca visível que se estabelece como resultado do processo de cicatrização de uma ferida, sendo esta, a consequência de uma lesão, procedimento cirúrgico ou queimadura.

A aparência da cicatriz pode depender de diversos fatores, como a vitalidade e capacidade de regeneração dos tecidos, profundidade da lesão, idade, entre outros.

Dr. Ricardo Thompson, cirurgião plástico da clínica Thompson, em Sinop, explica que a cicatrização é uma resposta natural do organismo a qualquer ferida e acontece por meio de fibras colágenas que derivam de miofibroblastos que deslocam-se para o local da ferida recobrindo a região onde houve o rompimento da pele com tecido conjuntivo fibroso. Isso significa que o tecido lesionado será substituído por um tecido novo e saudável. Esse processo costuma ser mais rápido em pessoas mais jovens, visto que a mais vitalidade nos tecidos.

As três fases da cicatrização

Dra. Estela Ferreira David, dermatologista da clínica Thompson Sinop explica que a cicatrização é um processo bastante complexo, que ocorre em três etapas, envolvendo eventos moleculares e celulares, que interagem de maneira organizada e sincronizada pelo organismo para que ocorra a reconstituição dos tecidos:

Fase inflamatória: nesta fase, o organismo irá liberar fatores que estimulam a coagulação do sangue na região lesionada e também células que promoverão a limpeza da ferida. É comum a pele apresentar vermelhidão e inchaço, além da pessoa sentir dor e sair secreção do local.

Fase fibroblástica (proliferativa): nesta fase ocorre a formação do tecido novo, bem como recomposição de vasos linfáticos e vasos sanguíneos. Neste período, que dura em média duas semanas, o local começa a ter o aspecto de cicatriz.

Fase de maturação (modeladora): durante a fase de maturação da cicatriz, ocorre a diminuição da vascularização, dando lugar ao tecido cicatricial. Nesta etapa as fibras de colágeno se organizam e se alinham para substituírem as fibras danificadas.

Mesmo com toda esta sincronicidade e empenho do organismo, nem sempre a cicatrização ocorre da maneira esperada. Em alguns casos, a cicatriz pode ter uma coloração mais acentuada em relação ao tom da pele, ou ainda ser sobressaliente, como no caso das queloides. Nestes casos, é comum que após o aparecimento da cicatriz, a pessoa se sinta incomodada com a mesma, seja por motivos estéticos ou físicos. Para solucionar esse problema é possível realizar a cirurgia de correção de cicatriz, procedimento disponível em Sinop na Clínica Thompson.

Os diferentes tipos de cicatrizes

Existem alguns tipos de diferentes de cicatrizes, e as características de cada uma delas irão determinar qual é o procedimento estético mais adequado usado pelo cirurgião plástico para suavizar a marca.

Dentre os diferentes tipos de cicatrizes temos:

Cicatrizes — As cicatrizes comuns são irregularidades mais sutis com descoloração local e podem ser esteticamente melhoradas. São um tipo de cicatriz que não prejudica as funções ou causam desconforto físico. Um exemplo é a cicatriz causada pela acne, ferimentos leves, incisões cirúrgicas, etc.

tratamento para cicatriz provocada por espinhas

Contraturas — As contraturas são um tipo de cicatriz que restringem o movimento por ocorrer a junção da pele e do tecido subjacente durante o processo de cicatrização. Quando há uma elevada perda de tecido, como no caso das queimaduras, ocorrem as contraturas. Há ainda os casos em que a ferida se junta com a articulação, restringindo o movimento dos membros.

correção de cicatriz de pele causada por contratura

Cicatrizes hipertróficas — têm como características a aglomeração espessa de tecido cicatricial desenvolvido no local da cicatrização, sendo na maioria das vezes alargadas, vermelhas e podem causar desconforto. Podem ser hiperpigmentadas (mais escuras) ou hipopigmentadas (mais claras).

cicatriz hipertrofica

Queloides — Maiores que as cicatrizes hipertróficas, as queloides podem ser dolorosas ou com prurido, também podendo enrugar. A queloide se estende para além das bordas da ferida, ocorrendo de maneira mais comum onde há pouco tecido subjacente de gordura, por exemplo, no rosto, pescoço, orelhas, peito e ombros.

queloide cicatrização da pele

O que é a cirurgia de correção de cicatriz

A cirurgia para correção de cicatriz, ou correção cicatricial, é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo melhorar a aparência e as condições de uma cicatriz em qualquer parte do corpo, de tal forma que a mesma fique mais uniforme com o tom de pele e a textura circundante.

O tipo de técnica e anestesia utilizada no procedimento, vai depender de diversos aspectos da cicatriz, como: local, tamanho da cicatriz, cor da pele, idade do paciente, entre outros.

Os tratamentos costumam se dividir em cirurgias pouco invasivas, tratamentos tópicos e revisão cirúrgica.

É importante ressaltar que, mesmo que a correção de cicatriz proporcione um resultado estético mais agradável e melhore uma cicatriz com má cicatrização, a cicatriz não será completamente apagada. No entanto, os resultados costumam ser bastante satisfatórios.

Resultados da cirurgia para correção de cicatriz

Os resultados da cirurgia de correção de cicatriz costumam levar alguns meses para até aparecerem. Em alguns casos, o processo chega a levar um ano para apresentar o resultado final.

A cirurgia estética e a medicina não são ciências exatas, por isso, mesmo se esperando bons resultados, não é possível prever qual a resposta de cada organismo ao se submeter a um procedimento cirúrgico, da mesma forma, não é possível oferecer garantias. Há casos em que são necessários mais de um procedimento cirúrgico para se atingir os resultados desejados.

Busque um cirurgião plástico qualificado e que esteja em constante aperfeiçoamento da técnica. Antes de se submeter a um procedimento cirúrgico, informe-se sobre o cirurgião e saiba se ele está atuando de maneira legal e se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Qual é o preço da cirurgia de correção de cicatriz?

O preço da cirurgia de correção de cicatriz, bem como as demais cirurgias plásticas, varia de acordo com a complexidade do caso, as necessidades do paciente, a experiência do cirurgião, e outros fatores. Segundo as normas do CRM, é vetado ao médico expor publicamente os valores de procedimentos.

Deixe um comentário

WhatsApp
Call Now Button